No ano de 1991 a Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO gradua o Enfermeiro Wagner da Rocha Pacheco, filho da Educadora Nilza da Rocha Pacheco que sempre serviu de espelho na área de Educação.

Escolhendo o curso de Enfermagem, Wagner fez várias especializações e desenvolveu trabalhos na área de Educação e Hospitalar. Sua genitora, acompanhando o entusiasmo de seu filho, e o sonho de abrir uma Escola de Enfermagem, compra uma pequena casa na Rua José Alexandre de Carvalho, 158 – Jardim Fragoso.

logo antigaA partir daí foi fundada a Escola Wilton de Meira Pacheco a partir do dia 13 de dezembro de 1995, a Escola foi autorizada a funcionar com o curso Auxiliar de Enfermagem, Instrumentação Cirúrgica e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho através da portaria n. 2864 de 13/08/1997, do Diário Oficial da união de 16/08/1997, reconhecido pela portaria n.2880 de 24/03/1999, D.O. de 30/03/1999. E seu nome, Escola Wilton de Meira Pacheco – ESEMP, proveniente da idéia de homenagear o seu pai, foi sugerido por uma amiga e Profissional de Enfermagem, Enfermeira Sonia Lima.

Em abril de 1996 a escola deu inicio as atividades letivas, funcionando inicialmente no período noturno com o curso Auxiliar de Enfermagem, Instrumentação Cirúrgica e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. Administrado por Wagner da Rocha Pacheco e Walkiria da Rocha Pacheco.

A logomarca da Escola foi criada conferindo um significado estratégico ao desenho: “Enfermagem de mãos dadas com o futuro”.

No Período de 1997 e 1998 a escola teve um crescimento considerável e foi cada vez, aprimorando seu espaço físico para comportar a demanda de aluno.

Em 1999 seguindo as exigências da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a ESEMP fez a adequação do seu Regimento Escolar para abrigar o curso Técnico em Enfermagem, sendo aprovado em 06/08/2001.

Em 2013, ano de comemoração de 18 anos de fundação, a ESEMP depois de um árduo trabalho e dedicação de todos: direção, funcionários, professores e alunos conseguem um grande reconhecimento dentre as Escolas de Enfermagem do Estado de Pernambuco.