ESEMP
Centro de Ensino - Cursos Técnicos, Livres e Profissionalizantes

Lógica de Programação com Java básico

Este curso abordará

Atualmente, a lógica de programação é conhecida como uma parte essencial na área de TI, não somente na área de TI, mas como em qualquer outra área, afinal sem organização, sem um padrão ou uma lógica correta, não é possível resolver nenhum tipo de problema.
Seu papel é muito abrangente, pois através da programação, tanto na linguagem Java ou como outra linguagem de programação, é possível resolver diversos problemas para facilitar no dia a dia do mercado de
trabalho.
É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais facilidade, manuseio e rapidez no gerenciamento de seus recursos através de sistemas específicos.
O mercado nacional e internacional tem necessidade de profissionais qualificados na área e a procura por pessoas com esse perfil é grande.

Ficha Técnica

Carga horária média: 20 horas.
Pré-requisitos: Sugere-se ter ensino médio completo (não obrigatório), e ter feito o Windows.
A quem se destina: Destina-se especialmente para estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação e interessados nesta área.
Objetivo: O objetivo do curso livre de Lógica + Java é fornecer uma base de conhecimentos teóricos e práticos. Entretanto, o que fará de você um profissional excelente e realizado com a profissão escolhida, será sua determinação e interesse em manter-se atualizado com as novidades no mundo da programação.

Conteúdo do Curso

Atividade 1 – Funcionamento do Computador e Introdução: Nesta atividade será estudado o funcionamento do computador, definição de lógica e java, e como as atividades empresariais dependem da programação para atender aos diversos tipos de clientes.
Atividade 2 – Introdução a Lógica de Programação: O aluno ficará motivado por ver as vantagens de estudar a lógica. Ficará sabendo qual a definição de lógica de programação, e como ela pode ser aplicada em seu dia a dia.
Atividade 3 – Tipos de Dados: Nessa atividade o aluno aprenderá todos os tipos de dados possíveis que o computador suporta, e como esses dados são armazenados e utilizados em todo o sistema.
Atividade 4 – Operadores e Expressões Matemáticas: Essa atividade deixará claro que até mesmo na programação, no desenvolvimento de algum sistema utilizamos a matemática, seus operadores e expressões.
Atividade 5 – Entrada e Saída de Dados: O aluno verá a diferença entre Entrada e Saída de dados, e como são importantes utilizar esses recursos primitivos no desenvolvimento da lógica de programação e na linguagem Java.
Atividade 6 – Controle de Fluxo: Nesta atividade o aluno irá aprender todos os tipos de estruturas de controle de fluxo de execução de um algoritmo e como eles podem deixar nossos algoritmos menores.
Atividade 7 – O comando SWITCH em Java: Continuando o conteúdo da atividade anterior, sobre controle de fluxo de execução, nesta atividade o aluno irá aprender como utilizar o comando SWITCH, mais um tipo de estrutura de controle de fluxo de execução disponível na linguagem Java.
Atividade 8 – Vetores e Matrizes: O aluno irá estudar sobre Vetores e Matrizes, que assim como na matemática, os vetores e matrizes conhecidos como Array’s nas linguagens de programação, são muito utilizados no desenvolvimento de um algoritmo.
Atividade 9 – Funções, Métodos e Procedimentos: Nessa atividade o aluno irá aprender o que são os subalgoritmos, como criá-los e como deixar um algoritmo mais organizado e com uma funcionalidade maior, através da criação de funções, métodos, procedimentos, subrotinas, todos esses termos que são ligados a palavra subalgoritmo na programação.