Este curso abordará:

O curso de Access foi criado com o objetivo de suprir as necessidades do aluno
que possui um certo conhecimento em informática e que deseja aprofundarse
na área de criação de bancos de dados. Nesse curso, exploramos a
definição de banco de dados e os seus fundamentos. Conhecemos o seu
funcionamento e aplicações, a estrutura do programa Access, seus tipos
de objetos, ferramentas básicas e como alimentá-lo com informações.
Esse curso fornece uma bagagem de conhecimento que pode ser aplicada
também quando o aluno se deparar com outros tipos de bancos de dados
ou sistemas de gestão. E se a intenção do aluno for criar bancos de dados
complexos e usar recursos mais avançados, inclusive recursos online, esse
curso servirá como um forte aliado. Nos preocupamos em fazer tudo isso
utilizando exemplos práticos, que refletem bem as situações cotidianas.

Ficha Técnica:

Carga horária média: 12 horas.
Pré-requisitos: Ter feito o curso de Windows.
A quem se destina: A todas as pessoas independentemente da idade ou
profissão.
Objetivo: Dar ao aluno uma visão generalista e ensiná-lo a criar,
alimentar, interpretar e analisar bancos de dados. No final, ele será
capaz de planejar todo o sistema de cadastro de informações, e ainda,
de criar bancos de dados inteligentes de maneira simples e prática.

Conteúdo do curso:

Atividade 1 – Introdução ao Microsoft Office Access: Nesta introdução será estudada a definição de banco de dados
e o programa gerenciador de banco de dados. O aluno conhecerá o programa Access, aprenderá a abri-lo e a
utilizar os modelos prontos. Por fim, são vistos os modos de exibição e as possíveis ações com os objetos de um
banco de dados.
Atividade 2 – Trabalhando Com Uma Tabela – I: O aluno aprenderá como criar um novo banco de dados, todo o
processo de criação de uma tabela, como definir o tipo de dados dos campos, suas propriedades e a máscara de
entrada.
Atividade 3 – Trabalhando Com Uma Tabela – II: Essa atividade continuará a ensinar sobre as tabelas. Será visto
como tratar os campos de dados e será apresentada a estrutura da tabela no Modo Folha de Dados. O aluno
começará a inserir registros na tabela e aprenderá como manipulá-los por completo.
Atividade 4 – Manipulando a Aparência e os Registros da Tabela: Essa atividade finalizará o estudo sobre tabelas.
O aluno aprenderá como ajustar a largura das colunas da tabela, ocultar e reexibir uma coluna, alterar a fonte e
a classificação dos dados. Além do mais, verá como localizar registros e substituir informações e o muito utilizado
filtro. Para finalizar, é ensinado a respeito da visualização, configuração e impressão de uma tabela de dados.
Atividade 5 – Trabalhando Com Consultas: O aluno verá como criar uma consulta usando o assistente, no Modo
Design e com base em um critério.
Atividade 6 – Os Relacionamentos: Tudo sobre relacionamentos: Relacionamento um-para-um, relacionamento umpara-
muitos, como editar um relacionamento e, para finalizar, a integridade referencial.
Atividade 7 – Os Formulários: O aluno aprenderá o conceito de formulário e verá como criar um formulário padrão,
dividido, ou através do assistente.
Atividade 8 – Os Relatórios: O aluno aprenderá o conceito de relatório, a criação de um relatório básico e através
do assistente. Para finalizar, será ensinado como criar uma etiqueta.

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