Este curso abordará:

O CorelDRAW é um programa de design gráfico pertencente à Corel. É uma
ferramenta profissional, mas muito prática que permite aos iniciantes
desenvolverem trabalhos de qualidade sem maiores dificuldades. Este
aplicativo possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como:
desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs,
imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones,
animações gráficas, etc.) confecção de cartazes, etc.

Ficha Técnica:

Carga horária média: 30 horas.
Pré-requisitos: Introdução à informática e conhecimento sobre o sistema
operacional Windows.
A quem se destina: O curso de CorelDRAW destina-se as pessoas que
trabalham principalmente com a arte de criar ilustrações, como: um
ilustrador gráfico, ilustrador técnico, designer gráfico ou web designer.
Destina-se, especialmente, para alunos que também trabalham ou
trabalharão no ramo publicitário, etc.
Objetivo: Seja um ilustrador iniciante, que utiliza os recursos do
CorelDRAW para uso pessoal a fim de realizar trabalhos autônomos, ou
um profissional da área criando trabalhos específicos para uma grande
empresa, o Corel oferece ferramentas de fácil utilização e de grande
eficiência. Sendo assim, o objetivo deste curso é apresentar para o
aluno e treiná-lo a utilizar os principais recursos da arte gráfica.

Conteúdo do curso:

Atividade 1 – Conhecendo o CorelDRAW: O aluno conhecerá o que são as ilustrações e a profissão do ilustrador, os
programas utilizados para a criação e edição de imagens, conhecerá o CorelDRAW e o que pode ser criado com ele,
a história da Corel e as versões do software, como inicia-lo e a janela do CorelDRAW.
Atividade 2 – Conhecendo as Ferramentas – Parte I: Nesta aula o aluno conhecerá as terminologias do CorelDRAW,
a caixa de ferramentas, desenhará retângulos, quadrados, elipses, círculos e polígonos.
Atividade 3 – Conhecendo as Ferramentas – Parte II: Nesta atividade o aluno aprenderá a desenhar espirais, grades,
formas predefinidas, apagar objetos, colorir contornos e preenchimentos, utilizar as ferramentas de linhas, mudar
a ordem dos objetos.
Atividade 4 – Operações Básicas: O Aluno aprenderá a realizar operações básicas com arquivos, sobre as propriedades
físicas da página de desenho, as propriedades de exibição da página de desenho, os Modos de Visualização e a
barra de navegação.
Atividade 5 – Posicionando e Alinhando Objetos: Nesta atividade o aluno aprenderá a manipular as Réguas, as
Grades, as Linhas-guia e alinhar os objetos.
Atividade 6 – Transformando os Objetos de Desenho: Entender os objetos; transformar os objetos; conhecer a
Ferramenta Transformação e a janela Transformações; alterar a ordem dos objetos; e agrupar e desagrupar os
objetos serão conceitos estudados pelo aluno nesta atividade.
Atividade 7 – Colorindo os Objetos de Desenhos – Parte I: Nesta aula serão apresentadas as cores de preenchimento
e contorno; os tipos de preenchimento, como o preenchimento uniforme; preenchimento gradiente padrão e
preenchimento gradiente personalizado.
Atividade 8 – Colorindo os Objetos de Desenhos – Parte II: O aluno conhecerá os outros tipos de preenchimentos
como: o preenchimento de padrão, preenchimento de textura, preenchimento PostScript e o preenchimento Malha
de cores; conhecerá a Ferramenta Preenchimento Interativo e aprenderá como copiar cores e atributos de um
objeto.
Atividade 9 – Os Contornos e a Mídia Artística: Nesta atividade o aluno aprenderá como aplicar contornos, sobre o
efeito Contorno, a trabalhar com as ferramentas Contorno Interativo e Mídia Artística.
Atividade 10 – Os Nós: Os nós e seus controles; os tipos de nós; conversão de formas geométricas em curvas e
edição dos seus nós; e criação de uma ilustração com a ferramenta Mão Livre serão os assuntos abordados nesta
atividade.
Atividade 11 – Criando Novas Formas: Nesta atividade o aluno aprenderá a moldar objetos, a utilizar os comandos
Verso Menos Frente, Aparar e Interseção, aplicar os efeitos PowerClip, Distorcer e a trabalhar com as ferramentas
Faca e Borracha.
Atividade 12 – As Imagens e as Fontes – Parte I: Esta atividade mostrará a função das imagens e das fontes, o aluno
aprenderá a importar arquivos, conhecer os tipos de textos, a criar um texto artístico, aplicar o efeito PowerClip
em uma imagem, converter um gráfico vetorial em bitmap e um bitmap em vetor, e exportar uma imagem para
outro formato.
Atividade 13 – As Imagens e as Fontes – Parte II: Nesta aula o aluno criará um panfleto e um folheto.
Atividade 14 – Os Efeitos: O aluno aprenderá a aplicar efeitos interessantes como, Mistura, Extrusão, a chanfrar
uma extrusão, o feito Lente e por fim aplicar um efeito 3D em texto artístico.
Atividade 15 – O Sistema de Impressão: Para finalizar, nesta última aula o aluno conhecerá o sistema de impressão,
como imprimir um trabalho e gerar um PDF do original.

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