Este curso abordará:

O curso de Gerenciamento de Projetos com MS Project foi desenvolvido
pensando nas reais necessidades do aluno que tem como objetivo
compreender as práticas de gestão de projetos e técnicas de liderança.
Além disso, o aluno aprenderá a utilizar uma valiosa ferramenta para
gestão de projetos: o MS Project 2013.
Neste curso o aluno será o gerente de todos projetos que serão apresentados:
ele irá criar o planejamento dos projetos, aprenderá a controlar sua
execução (solucionando problemas e tomando medidas preventivas e
corretivas) e ainda irá aprender como entregar o resultado final do projeto
e finalizá-lo corretamente.
Os projetos de exemplo são muito bem elaborados e atuais, pensando nas
exigências do dinâmico mercado de trabalho

Ficha Técnica:

Carga horária média: 30 horas.
Pré-requisitos: Possuir conhecimento básico em Windows, Word e Excel.
A quem se destina: A todas as pessoas que se interessem em obter
conhecimentos na área de gestão de Projetos, liderança e/ou com
interesse em aprender a utilizar o software Project.
Objetivo: Transformar nossos alunos em pessoas aptas a lidar com rotinas
de gestão de projetos. Tudo isso usando os recursos e ferramentas
oferecidos pelo Project 2013 e técnicas de gestão e liderança, que são
enfatizadas durante todo o curso.
Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.

Conteúdo do curso:

Atividade 1 – Introdução – Entendendo os Projetos: Nesta primeira atividade introdutória é apresentado o que é um
projeto e o gerenciamento de projetos, os termos usados na área de gerenciamento, o Triângulo das Restrições e
os aspectos básicos do Microsoft Project.
Atividade 02 – Introdução – Entendendo o Gerenciamento de Projetos: O aluno conhecerá o que é PMI e PMBOK, as
características e habilidades de um Gerente de Projeto, as características de um projeto bem-sucedido, o ciclo de
vida de um projeto e as Configurações iniciais básicas do Project.
Atividade 03 – Planejamento – Iniciando a Criação do Projeto: O aluno aprenderá sobre a EAP e como elaborá-la,
aprenderá a cadastrar as tarefas no Project 2013 e a realizar algumas ações sobre elas.
Atividade 04 – Planejamento – O Pool de Recursos: O conteúdo dessa atividade será: o processo de planejamento no
Project, a criação do Pool de Recursos para múltiplos projetos, a criação de um calendário de recursos, a definição
de recursos e como cadastrá-los e os custos.
Atividade 05 – Planejamento – O Pool de Recursos: Nesta atividade o aluno conhecerá as partes interessadas
(stakeholders) do projeto, a Influência da estrutura organizacional nas equipes, além de uma bagagem sobre o
perfil do líder e como criar e estruturar corretamente a equipe do projeto. No final, é ensinado sobre as durações
e os tipos de tarefas.
Atividade 06 – Planejamento – Calendários, Dependências e Restrições: Será ensinado como definir as relações de
dependências entre as tarefas, como indicar calendários para as tarefas e inserir restrições às tarefas, além dos
conceitos de Lag (latência/espera/folga/atraso).
Atividade 07 – Planejamento – Atribuindo os Recursos e Marcos: O aluno aprenderá sobre a utilização de recursos,
associação do projeto ao pool de recursos, atribuição de recursos a uma tarefa, definição e inserção de Marcos e
sequenciamento das tarefas com o mouse.
Atividade 08 – Planejamento – Visualizando Informações: O conteúdo dessa atividade será: Visualização do projeto,
o Gráfico de Gantt, suas formatações e escala de tempo, a linha do tempo e suas personalizações.
Atividade 09 – Planejamento – Rede PERT/CPM: O aluno conhecerá a técnica de planejamento utilizando a rede
PERT/CPM e o modo de exibição Diagrama de Rede no Project.
Atividade 10 – Planejamento – Tabelas: Estudo sobre as tabelas presentes no Microsoft Project e como criar suas
próprias tabelas e personalizá-las.
Atividade 11: Planejamento – Solucionando Conflitos de Recursos: Os tópicos desta atividade são: Identificação as
supera locações de recursos, solucionando-as administrativamente, determinação de prioridades e a utilização do
nivelamento de recursos do Project.
Atividade 12: Planejamento – A Linha de Base: O aluno aprenderá sobre metas, Linha de Base e sua importância,
definição de múltiplas linhas de base, indicadores gráficos e criação de campos personalizados.
Atividade 13 – Monitoramento e Controle – A Etapa de Controle: O conteúdo dessa atividade será a descrição de
“controle”, a metodologia do controle em softwares de gerenciamento, custos, filtro de dados, compartilhamento
de informações com outros softwares e exportação de imagem.
Atividade 14 – Monitoramento e Controle – Impressão e Relatórios: Nesta atividade são explorados a impressão
de um modo de exibição e como configurá-la corretamente, os relatórios padrão do Project e como personalizar
relatórios próprios.
Atividade 15 – Encerramento – Fase de encerramento do projeto: Nesta última atividade, inicialmente há uma
introdução sobre a fase de encerramento e os processos 4.6 – Encerrar o Projeto ou Fase e 12.4 – Encerrar as
Aquisições, do guia PMBoK, são estudados. São apresentados conceitos e aspectos de encerramento de contratos
junto a um Fluxograma didático da Fase de Encerramento do Projeto.

Open chat