Este curso abordará:

Como proceder quando um computador apresenta problemas de
travamentos, desligamentos aleatórios, ou mesmo trabalha abaixo de
sua capacidade normal? O que é a arquitetura de um computador? Como
funcionam os processadores de nova geração da Intel e da AMD? O que são
processadores de múltiplos núcleos? Como fazer para efetuar a montagem
correta do processador e do sistema de refrigeração?
Neste primeiro módulo do curso livre de Manutenção e Montagem de
Computadores e Redes pretende-se responder essas questões. Trata-se do
primeiro curso de uma série de 4 módulos.
O foco principal é apresentar conceitos relacionados à arquitetura de
um sistema computacional e, principalmente, os processadores de nova
geração com múltiplas cores.

Ficha Técnica:

Carga horária média: 16 horas.
Pré-requisitos: O aluno precisa ter conhecimentos básicos em Windows.
A quem se destina: As pessoas que pretendem trabalhar com manutenção
e montagem de computadores ou para aqueles que pretendem expandir
seu conhecimento do funcionamento de um computador.
Objetivo: Apresentar ao aluno o funcionamento de um microcomputador
e fornecer os conhecimentos para dar os primeiros passos
na montagem e manutenção de computadores.
Técnicas didáticas: 1 simulador e 1 apostila.

Conteúdo do Curso :

Atividade 1 – Introdução ao Hardware: Apresenta a história do computador e do sistema operacional e explica a
linguagem utilizada pelo computador: linguagem binária.
Atividade 2 – Arquitetura e equipamentos: O aluno passa a conhecer detalhes a respeito da arquitetura de um sistema
computacional e tem o primeiro contato com os principais componentes que serão estudados durante todo
o decorrer do curso.
Atividade 3 – Montagem: os primeiros passos: Nesta atividade o aluno dá os primeiros passos na montagem de um
computador e passa a conhecer as precauções que devem ser tomadas ao dar manutenção em um equipamento.
Atividade 4 – A arquitetura do processador: Esta é a primeira atividade que trata de processadores. O aluno aprende
o que é clock e conhece a importância da arquitetura de um processador. Ele aprende que não é apenas o clock
o responsável pelo desempenho final do processador.
Atividade 5 – Processador e Chipset: Apresenta os principais componentes de uma placa-mãe. Demonstra as diferenças
entre a arquitetura de processadores e chipsets antigos e os de nova geração. O aluno passa a conhecer o
trajeto percorrido pela informação manipulada em um computador.
Atividade 6 – Processadores de nova geração: Trata-se de uma atividade essencial para a compreenção das funções
dos novos processadores. Apresenta o conceito de memória cache e sua importância no desempenho final da CPU.
O aluno também aprende o que são processadores de múltiplos núcleos.
Atividade 7 – Processadores e suas tecnologias: Os processadores de novas geração possuem muitas tecnologias que
não existiam em processadores mais antigos. Esta atividade apresenta as tecnologias Hyper-threading, Turbo Boost
e Turbo Core. Também trata do sistema de refrigeração.
Atividade 8 – Montagem: processadores: Trata-se de uma atividade prática onde o aluno é apresentado aos conceitos
envolvidos na montagem do processador na placa-mãe. Também reconhece a importância de se utilizar um
sistema de refrigeração adequado. O aluno aprende a conectar processadores com soquetes diferentes e a realizar
a montagem de seus respectivos coolers. No final, são apresentados alguns programas que auxiliam o técnico que
trabalha com montagem e manutenção a obter informações detalhadas a respeito do processador, inclusive de sua
temperatura de trabalho.

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